Conheça o Programa

Tendo-se em conta a expectativa de vida cada vez mais alta, vários estudos tem sido desenvolvidos de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.

As Faculdades da Terceira Idade vem experimentando desde os anos 70, difundir conceitos e experiências práticas que representam uma nova forma de promover a saúde da pessoa que envelhece, a partir de uma ação interdisciplinar comprometida com a inserção do idoso como cidadão ativo na sociedade. Desta forma contribui a promoção da saúde física, mental e social.

No Brasil existem pelo menos 150 programas trazendo novas perspectivas de inserção e ampliação da participação social e de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida (VERAS, R.P & CALDAS, C.P; 2004).

Visando essa melhoria na qualidade de vida do idoso, a Prefeitura do Município de Capivari juntamente com a Faculdade Cenecista da Terceira Idade (FACETI), firmaram uma parceria desde 2011 que beneficia, por meios de bolsas de estudos, pessoas com mais de 55 anos de idade.

As aulas são oferecidas sempre às 3ª. e 5ª. feiras das 14h às 17h, com aulas diversas programadas em quatro bimestres, para que os alunos entrem em contato com assuntos novos e variados. O objetivo é manter a troca de conhecimentos e diálogos entre as diferentes gerações, aproveitando a sabedoria acumulada dos idosos para a Faculdade e Sociedade. Além das aulas, faz parte do conteúdo do Programa as Palestras Educativas, Apresentações do Coral (Coral Vozes da FACETI) e visitas externas (viagens).

A FACETI é mantida pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e, atualmente está sob a coordenação de Vanessa Costa Ruguê graduada em Fonoaudiologia e Especialista na área.